top of page
  • Foto do escritorRafaela Antico

Surfando a onda da limpeza

Atualizado: 5 de jul.


Divulgação - foto: Gabriel Cabrera

De um lado, o surfista australiano Liam O’Brien, com uma pá de lixo na mão. De outro, Seth Moniz, o havaiano prodígio do surf, plantando mudas na beira da lagoa. Enquanto se preparam para o Vivo Rio Pro, etapa do mundial de surfe em Saquarema, os surfistas se integraram a um projeto de sustentabilidade e realizaram ações de limpeza e plantio. 


A ação aconteceu às vésperas do início do Vivo Rio Pro, que ocorre entre os dias 22 e 30 de junho. Realizada em parceria com a Prefeitura de Saquarema, a ONG Aprender Ecologia, e com o apoio da WSL Pure e da Conservação Internacional, a limpeza do manguezal da Lagoa de Saquarema contou com a participação de representantes da comunidade local, surfistas e organizações ambientais.


Na manhã de sexta-feira (21), cerca de 100 voluntários retiraram 50 kg de lixo, principalmente plástico, do manguezal próximo à foz do canal que deságua nos principais picos de surfe da região. Além da limpeza, também foram plantadas mudas nativas. Entre os participantes estavam atletas renomados como Liam O'Brien, Mattew McGilliVray, Seth Moniz, Barron Mamiya e Bettylou Sakura Johnson, além de Kaipo Guerrer e Maíra Pabst, apresentador e comentarista da WSL, respectivamente.


Fabricio Almeida, da ONG Aprender Ecologia, destacou a importância do evento: “Ficamos muito felizes de continuar o trabalho com a WSL nesta ativação emblemática para a comunidade e o ecossistema de surf de Saquarema. Através das atividades de limpeza e plantio conseguimos engajar e sensibilizar pessoas e atletas sobre as interações entre terra e mar”.


Projetos e Ativações



Créditos: Rafaela Antico

Desde 2017, Saquarema, uma espécie de Maracanã do surfe brasileiro, recebe anualmente a etapa do circuito mundial do esporte. O evento movimenta mais de R$97 milhões, com impacto de R$35 milhões no PIB da cidade, conforme demonstra relatório da empresa de consultoria Ernest & Young. No entanto, o fluxo intenso de pessoas também gera impacto no consumo e no descarte de lixo na região. Para minimizar esse impacto, a WSL e as empresas patrocinadoras do evento promovem ações ambientais. 


A Magikk, uma startup focada em sustentabilidade, junto com a Corona, organizou um mutirão de limpeza na Praia de Itaúna, local do campeonato, na quinta-feira (27). A ação contou com a participação de mais de 100 voluntários que andaram pelas areias da praia e recolheram lixo do público que assistia ao campeonato. Taz de Alencar, fundador da Magikk, comentou sobre a ação: “Hoje queremos incentivar e empoderar a sustentabilidade. Essa experiência de conscientização ambiental é para incentivar todos a mudarem seus hábitos”.


A Magikk é uma plataforma conhecida por facilitar o processo de doações de lixo. Por meio dela, filantropos podem doar lixo e serem recompensados com a Karma, uma moeda social usada para comprar produtos e serviços, especialmente das áreas de entretenimento, música e esportes. É possível ainda, pela plataforma, doar Karmas para amigos que realizam boas ações diariamente.



Créditos: Rafaela Antico

Essas iniciativas refletem os esforços da WSL e de seus parceiros em promover a sustentabilidade e proteger os ecossistemas locais, essenciais tanto para o esporte quanto para a comunidade. Débora Silveira, moradora de Saquarema, participou da ação e disse: ”Faço questão de estar aqui. Recebemos milhares de pessoas na cidade durante essa época do ano e não queremos que sujem nossa praia. Se todo mundo cuidar do seu lixo, nossa praia continua limpa e todo mundo fica feliz.” 


Além dela, também esteve presente na ação a surfista profissional Chloé Calmon. A surfista contou que, em sua primeira impressão, a praia não parecia tão suja, mas logo encontrou muita guimba de cigarro e micro plástico. “Essa ação é muito importante para conscientizar todos que estão assistindo o campeonato. Quando passamos pelo público recolhendo o lixo, deixamos a mensagem pra eles não deixarem seu lixo aqui.”, relatou Chloé.


コメント


bottom of page