Serviços realizam vacinação, cirurgias e atendimentos em áreas como cardiologia e ortopedia para animais de estimação
A cidade do Rio de Janeiro hoje conta com duas unidades públicas de medicina veterinária que oferecem serviços gratuitos para os animais: o Hospital Municipal Veterinário Jorge Vaitsman, na Mangueira, zona norte, e o Hospital Veterinário de Santa Cruz, na zona oeste.
Esses hospitais são administrados pelo pelo Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (Ivisa-Rio) e fornecem uma ampla gama de serviços, incluindo vacinação contra a raiva, diagnóstico e tratamento de zoonoses, cirurgias, e atendimento especializado nas áreas de cardiologia, oftalmologia, dermatologia e ortopedia.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, até o mês de setembro, as duas unidades juntas já realizaram mais de 28 mil atendimentos, o que reflete a importância desse serviço para a população.
Para Pamela Xavier, moradora de São João de Meriti e tutora de três gatos e um cachorro, o acesso aos serviços gratuitos é fundamental para o bem-estar dos seus pets. “Eles foram vacinados recentemente, já que completaram seis meses agora. E todas as vacinas do Feroz, nosso cachorro, foram em campanhas comunitárias de vacinação."
Segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática (MMA), atualmente existem mais casas com cães e gatos do que com crianças de até 14 anos. E para 61% dos tutores, seus pets são considerados membros da família, com necessidades e direitos que merecem atenção e cuidados.
Com esses centros de atendimento, a prefeitura do Rio de Janeiro busca atender à população reforçando a importância de políticas públicas de saúde animal.
Conheça os serviços oferecidos nas unidades:
Hospital Municipal Veterinário Jorge Vaitsman
O Hospital Municipal Veterinário Jorge Vaitsman, além de atendimento ao público de animais voltados para vacinação contra a raiva e diagnóstico e tratamento de zoonoses, realiza cirurgias e faz atendimentos nas áreas de cardiologia, oftalmologia, dermatologia e ortopedia. A unidade oferece serviços de castração, microchipagem, que funciona como uma “carteira de identidade digital” do seu cão ou gato para o Registro Geral de Animais (RGA) no sistema SISBICHO.
O serviço funciona todos os dias, das 8:00h às 22:00h e atende emergência.
Hospital Veterinário de Santa Cruz
No Hospital Veterinário de Santa Cruz, os animais conseguem realizar consultas veterinárias, exames de ultrassonografia, raios-x e coleta de material para exames de sangue, cirurgias eletivas, aplicação de medicamentos e vacinação antirrábica, e castração. O hospital faz atendimento de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.
Sobre o atendimento
Para ser atendido, o tutor deve comparecer levando o animal para o atendimento em uma das unidades citadas acima. Todos os animais devem portar coleiras e guias, e os animais agressivos devem estar com focinheira.
Os animais devem ser conduzidos somente por pessoas maiores de idade, que precisam apresentar documentos de identificação e CPF do proprietário ou responsável pelo animal.
Em caso de dúvidas, consulte a central de atendimento Rio Digital pelo número: 1746.
Comments